domingo, 7 de junho de 2009

6 de junho, let's rock bar - fd + lb + nwf + syc + trc


Se me perguntassem hoje o porquê da paixão que sinto pela cena Hardcore, a minha resposta seria imediata e bastante curta – “Estivessem presentes no Let’s Rock Bar em Almada na noite de ontem”. Bons concertos, convívio entre vários grupos de amigos, ambiente familiar e um público enérgico e motivador para qualquer banda que esteja a tocar. Pegou-se em tudo isto, e com algum jeito, coube tudo dentro da nova sala de Almada, um espaço novo que, pegando nas palavras de Domy (vocalista de Not Without Fighting), “tresanda a Hardcore”.

Foi com alguma pena da minha parte, que não consegui assistir à primeira banda em palco. Banda nova, composta por pessoal cheio de vontade de mostrar o que conseguem fazer, os Facedown foram os responsáveis pela abertura da noite. Não podendo dar o meu parecer sobre a actuação da banda, ao que parece, esta rapaziada foi uma agradável surpresa. A qualidade das primeiras gravações que se podiam ouvir no myspace era de desconfiar, mas o que é facto, é que depois do concerto, a maioria das opiniões convergia para uma única direcção – prestação muito boa, repleta de sentimento, e que, ao contrário do material publicado online, deu uma imagem mais fiel sobre o que os Facedown podem fazer.
Seguiram-se os Lowblow. Malta do Barreiro que chegou aí em força, e que nos minutos em que tomaram o palco, souberam fazer a festa. O som da banda não traz nada de novo, no entanto, pareceu-me ser um concerto cheio de pica, em que o peso de várias faixas serviu como um bom aquecimento para o que vinha a seguir.
O nome daqueles que se seguiram é já um clássico entre as bandas que se formaram na margem sul do Tejo. Presentes estavam aqueles acompanham a banda desde o seu inicio, bem como muitos, que só agora, após regresso da banda, passaram a conhecer o seu som. Este concerto de Not Without Fighting foi mais uma prova da garra com que este pessoal voltou aos palcos. Entre faixas novas e malhas que arrancam sorrisos ao pessoal da velha guarda, foi um concerto completo, que em vários momentos, meteu a cave do “Rock Bar” num autêntico estado de sítio. Sobrou ainda tempo para um aperitivo de som do Reino Unido com uma cover de Knuckledust. Voltaram em força aos palcos, agora pede-se urgência no lançamento de algo novo, num formato que dê para ouvir em casa.
Coube aos Steal Your Crown terminar a sucessão de bons concertos de bandas portuguesas, e abrir o concerto dos ingleses TRC. Fizeram mais do que aquilo que lhes era exigido, dando provavelmente o melhor concerto da noite. O calor que já se fazia sentir na pequena cave subiu ainda mais, fruto da adesão em massa por parte do público. Impossibilitado de andar no frenesim e confusão lá da frente, foi com pena que tive que ficar a um canto a assistir a esta demonstração daquilo que um concerto de Hardcore deve ser. Moshada com fartura, ninjas espalhados por toda a sala, malta a ser transportada pelo ar literalmente a tocar no tecto da cave, pessoal a apoderar-se dos microfones para backvocals, enfim, um ambiente verdadeiro, e com um feeling brutal. Os ingleses, que do seu canto iam assistindo a tudo isto, com certeza chegarão a casa com uma imagem superior daquilo que é a cena Hardcore em Portugal.
Não sendo fã de TRC, e conhecendo pouco mais do que o clip da faixa que abriu o concerto, tenho que confessar o meu espanto quando vi tanto pessoal em constantes singalongs com a banda. Superando largamente as minhas expectativas, foi um concerto excelente, com uma harmonia perfeita entre banda e público. Após abrirem as hostilidades com a já referida “Define Cocky”, o concerto evoluiu para um verdadeiro festival de pancadaria. Um fecho de noite em consonância com tudo o que havia já acontecido.

Não seria justo terminar esta review sem deixar a merecida palavra de apreço aos responsáveis pela organização do concerto. Tudo foi bem feito, a qualidade do som esteve ao melhor nível, o espaço escolhido, pese embora pudesse ter uma ventilação ou um ar condicionado melhores, é realmente propício para estes concertos, o preço foi convidativo, a casa esteve cheia, e tudo correu sem problemas de maior. TSC e Mass Murder de parabéns! Destes, venham mais!

1 comentários:

[kp] disse...

Óptima crítica!

Domy disse as palavras certas. Aquele spot era algo de magnifico. Grande noite, grande festa.
Nós agradecemos o convite para tocar, tal como agradecemos as críticas.
TSC e Mass Murder de parabéns, sem dúvida!!

Enviar um comentário