quarta-feira, 10 de junho de 2009

swwaats - the grand partition and the abrogation of idolatry


Success Will Write Apocalypse Across The Sky. O nome é estupidamente longo e desprovido de grande sentido para uma banda, mas tenham-no em atenção. Esta bujarda de Grind/Death caiu que nem uma bomba aqui por estes lados, eu que até nem sou muito dado ao bruto estilo.

Ora bem, o que mais me afugenta deste tipo de som e seus subgéneros é o seu magnetismo pela repetição, de tal modo que a certa altura, banda X e Y acabam por me soar exactamente ao mesmo. Felizmente, surgem, aqui e ali, excepções que tentam trazer alguma imprevisibilidade, ou que pura e simplesmente são tão bons naquilo que fazem que não precisam de tirar coelhos da cartola para se destacarem. Os SWWAATS tentam aqui entrar nas tais excepções e a meu ver conseguem-no.
Por ser o primeiro álbum do grupo, este ainda impressiona mais pela sua força e coesão. Dentro do caos, podemos ir contra paredes maciças de Death Metal mais clássico ou mais moderno, bem como ser triturados por martelos pneumáticos de espigão Grindcore. A velocidade é a do dito martelo. Estonteante, com 300 mil riffs a caber num tema, executados a mil à hora, mas com uma mestria assinalável. O engraçado é que todos os riffs, que podem ir do Grind ao Thrash, têm o seu espaço e interligam-se de forma bastante harmónica, dando espaço ainda a poucos, mas viscosos e incisivos, breakdowns. A isto juntem-lhes também alguns momentos a fugir para o épico, o que só vem agigantar o produto final.

Apesar de relativamente complexo e até progressivo, todas estas partes são bem coladas, e dá-nos no fim a sensação de uma música com cabeça, tronco e membros, diferente das restantes, capacidade que é desconhecida a muitas bandas nestes moldes. O futuro do género está algures aqui. Estreia auspiciosa. Muito.

Download

0 comentários:

Enviar um comentário