segunda-feira, 2 de março de 2009

mono - hymn to the immortal wind


Esta é daquelas reviews um pouco inglórias. Tudo o que escreva aqui acerca deste álbum pecará por defeito, tal a sua grandiosidade e densidade. Bom, vamos tentar ainda assim.

Para quem não os conhece, os japoneses Mono tocam Post-rock instrumental, na onda de uns brilhantes GodSpeed You! Black Emperor. Ou seja, esperem portentos sonoros que muitas das vezes ultrapassam os 10 minutos, mas que nos deixam a pedinchar por mais.
Falando propriamente do álbum, é arrepio atrás de arrepio. Tudo é belo e sublime. Intenso e melancólico. Tudo aqui é sentimento. Dedilhados suaves chamam subtilmente a si riffs invulgarmente inspirados, cuja repetição só os torna mais cativantes. Melodias fluem harmoniosamente e de forma assustadoramente natural e genuína, e a contribuição de uma orquestra acaba por se tornar ponto fulcral na criação de texturas que nos deixam praticamente a levitar. E é a deixar mundos terrenos e a partir para outros muito nossos que nos sentimos a certa altura. Não vale a pena destacar este ou aquele tema. Cada um é como que um conto aberto à interpretação alheia. É carregar no play e deixarmo-nos levar.

“Hymn To The Immortal Wind” é, na sua essência, e na minha maneira de ver as coisas, uma viagem ao íntimo de cada um. Ponto de saída para uma reflexão que se quer emocionalmente profunda. Diria que esta obra só se revela no seu expoente máximo quando nos alheamos de tudo e nos entregamos completamente à música. Aí, toda esta experiência sonora ganha uma dimensão superior. Genial.

3 comentários:

SAS_Operative disse...

Isto, meus amigos, é musica!

Fantástico!

Ema disse...

boa review...fiquei mesmo com vontade de ir ouvir, ainda que Mono não me diga tanto como uns This Will Destroy You (sacrilégio já sei, para que segue estas coisas do rock instrumental mais de perto lol).

Anónimo disse...

esse cd deles é lindo, na minha opinião é simplesmente o cd mais intenso existente, não sei nem descrever o que eu sinto, maravilhoso.

Enviar um comentário