domingo, 5 de abril de 2009

mmix sampler


Hoje trago-vos uma iniciativa que prima, não só pelo seu valor musical, mas também pela atitude positiva de uma das mais chamativas editoras da actualidade. Chama-se MMIX, e trata-se de um sampler lançado pela Deathwish/Malfunction Records em parceria com a Six Feet Under Records, disponibilizado para download gratuito na Internet.

Para aqueles que não estão familiarizados com o nome, a Deathwish é, nada mais, nada menos, do que a editora responsável pelo lançamento de vários trabalhos de bandas como Converge, Doomriders, Reign Supreme, Trap Them, Killing the Dream, Integrity, Cold World, e muitos outros nomes conhecidos, sobretudo pelo público do Hardcore e do Metal.
MMIX apresenta-nos 19 faixas de música, 15 das quais nunca antes lançadas para o exterior, e ainda 2 vídeos com filmagens behind the scenes. A cada banda participante foi exigido apenas o fabrico de uma faixa, o que contribuiu largamente para a diversidade de sons durante esta caminhada musical, que tanto nos leva a momentos inspirados de bom Hardcore, como nos deixa perdidos no meio de um caos mais metaleiro.

Evitando o risco de vos aborrecer particularizando cada uma das 19 faixas, sublinhemos então aquelas que fazem deste sampler um must-download.
Dificilmente se conseguiria escolher um melhor inicio para este desfile de bandas. As hostes são abertas por um pequeno miminho dos The Hope Conspiracy, que imediatamente colocam a fasquia a um nível bem alto. Um pouco mais à frente chega-nos uma tripla de sons também de qualidade superior. Inicia-se com Victims, banda que desconhecia e que me deixou curioso, passa por Reign Supreme, que não fazem menos do que aquilo lhes era exigido, e termina com Trap Them, banda que já passou por este blog, e que novamente só merece palavras de apreço.
Minutos depois chega-nos o som de Nails e de Mother of Mercy. Os primeiros, num tom mais metaleiro, sufocam-nos com um som caótico, e os segundos, com um hardcore raivoso, rapidamente nos deixam em xeque e com vontade de ouvir outros trabalhos da banda. Com um registo afastado do Metal e do Hardcore, os End of a Year apresentam-nos uma faixa que dificilmente caberá na categoria de música pesada, e que para muitos, poderá parecer algo descontextualizada desta colectânea.
Antes de chegarmos a um dos pontos mais altos deste sampler, temos ainda tempo para ouvir uma pequena brincadeira por parte dos Doomriders, que numa participação de cerca de 40 segundos, não pretendem mais do que trazer uns risos e alguma boa disposição a este MMIX.
Tal como já referi, chegamos a um dos melhores momentos deste desfile de bandas. De forma algo surpreende até, os Integrity mostram-nos aqui aquilo que de melhor conseguem fazer. Uma faixa arrojada que nos prende do primeiro até ao último segundo, e que com toda a certeza, caberia no seu excelente 7”.
Chegamos às duas últimas malhas, e aqui, somos introduzidos a dois side projects de Jacob Bannon, que para quem não conhece, carrega consigo o papel de fundador da Deathwish Records, e desempenha ainda o papel de vocalista em Converge. Dois sons completamente distintos daquilo a que estamos habituados a ouvir deste senhor. Ambos com cerca de 6.30 minutos de duração, cabendo provavelmente na categoria de Ambient-Sound.

Numa altura em que se exige cada vez mais às editoras, que desenhem soluções que fidelizem os ouvintes de música, não encontro uma única razão para que não usem um click do vosso rato, e avancem para o download deste sampler.

1 comentários:

Ema disse...

a Deathwish nunca desaponta.
tanto no profissionalismo como na atenção igual que dão a cada uma das suas bandas (incluindo as que foram "importadas" da Malfunction), este sampler só prova que o Bannon continua a saber gerir aquilo muito bem.

Enviar um comentário