quinta-feira, 9 de abril de 2009

the ransack - vortex


Ora cá está um dos regressos mais esperados, pelo menos no que à minha pessoa diz respeito, na cena metaleira em Portugal. Dois anos passados desde a bujarda que foi o “Azrael”, estes jovens de Braga não se amaciaram com um qualquer champô com esse propósito. Parece-me até que vêm agora mais rudes e indecentemente violentos do que dantes.

A rodela traz o que se espera. Death Metal que deixa rastos de destruição por onde passa, sempre com um traço melódico bem vincado. “Chaos” dá o mote, e faz jus ao nome. Por entre uma intro algo manhosa, despontam abruptamente blastbeats e semelhantes atrocidades frenéticas, capazes de me tirar o sono logo ali. Sem tirar o pé do acelerador, surge a primeira surpresa do disco, com o senhor Rui Duarte dos Ramp a emprestar a sua voz na “The Plague”, sem, no entanto, adiantar muito à faixa, que, diga-se de passagem, consegue ser das mais bem conseguidas do álbum, com riffs melodiosos e breakdowns doseados. As peculiaridades não se ficam por aqui. A adição de uma voz feminina e de um violino em dois temas diferentes prova que a banda procura não ficar entalada em estruturas e sonoridades que correm o risco de se tornar repetitivas. Ainda assim, não se deixem enganar. A velocidade é claramente galopante ao longo do álbum e de tal maneira contagiante em certos momentos, que se torna obrigatório praticar o bom do headbang, ou pedalar numa bateria imaginária. Fecham com o mesmo estado de espírito animalesco do começo, e, já agora, com um último riff que me suou a déjà vu de um tema de Behemoth (23 ( The Youth Manifesto), anyone?), que por sua vez é bastante parecido a outro da “Brave” dos Katatonia. Mas isso já são outros quinhentos.

Os The Ransack mostram-se aqui uma máquina bem oleada na função de misturar nas doses certas o peso bruto e melodia, e conseguem-no fazer agora de modo mais maduro e consistente. Parecem-me, ao mesmo tempo, uma das propostas mais interessantes no som pesado que se faz por cá, e podem (e devem), digo eu, piscar o olho a outros mercados. Pensei para os meus botões várias vezes o engraçado que deverá ser ver e ouvir isto ao vivo. Para ouvir bem alto.

1 comentários:

Corey Taylor #8 disse...

Grande Banda :D
Vou estar presente no Berço Fest II na minha grande cidade de Guimaraes dia 18 do proximo mes \m/

Enviar um comentário