domingo, 31 de maio de 2009

warbringer – waking into nightmares



Quis completar o ciclo no que diz respeito a capas de álbuns que têm passado por este blogue. Tivemos boas, muito boas, medianas, más e sem sal. Chegou a altura de juntar uma péssima ao rol, embora perceba a ideia de transparecer uma imagem 80’s Thrash/Death. Ainda assim, é um atentado ao bom gosto. Mas como bandas não se fazem de capas, vamos ao que interessa.

Soube pela primeira vez destes Warbringer algures em meados do ano passado, num concerto com Suffocation e Napalm Death, e fiquei agradavelmente impressionado com o festim de Thrash desenfreado e revivalista a que assisti. Curioso, fui descobrir o único álbum que os californianos tinham até à data no bolso. Gostei. Entreteve-me e, não sendo nada de transcendente, cumpriu o propósito de me por com dores “pescoçais”, enquanto aperfeiçoei os meus skills de air guitar. Este segundo registo, é uma espécie de repetição do primeiro, com melhores acabamentos. Aqui respira-se o ar da Bay Area de San Francisco e ouve-se um “Kill’em All” ou um “Bonded By Blood” em altos berros. Riffs saudosistas encostam-se uns nos outros, aos quais se junta uma dose de brutalidade maciça e maior do que aquilo que podíamos esperar neste tipo de som. Os tons crus só o tornam mais nostálgico. Bem-vindo é o notado esforço em desacelerar o passo nas alturas em que a cabeça já lateja com tão frenética cavalgada, impondo outra variedade ao disco que o anterior não tinha. Gosto particularmente das cuspidelas do Jonh Kevill (vocalista), talvez por ser tão cliché neste estilo. Enfim, é um voltar aos anos 80, quando o Thrash dominava a cena metaleira.

Esta é a confirmação que o disco de estreia, “War Without End”, não foi um acaso, e que estamos perante um dos nomes mais fortes desta nova vaga de Thrash revivalista que surgiu nos Estados Unidos. Podem não trazer nada de novo. Podem até não fazer mais do que reproduzir aquilo que já foi feito há mais de duas décadas. Mas são raras as bandas nos dias de hoje, da nova ou velha guarda, que o conseguem fazer desta maneira.

Download

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor, isso é verdade. Muito boa esta banda ;)

Tormentor disse...

A esperança do Thrash...
THASH TILL DEATH!

Enviar um comentário